Lula recebe rival de Milei no Planalto: “estreitar relações e cooperação”
Ex-ministro da economia da Argentina, Axel Kicillof, esteve em Brasília (DF) hoje
|O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou, hoje (dia 13), com o governador da província argentina de Buenos Aires, Axel Kicillof.
Ex-ministro de Cristina Kirchner, Kicillof é um dos principais opositores do atual presidente do país, Javier Milei, na Argentina atualmente. Vale lembrar que Lula também não tem boa relação com o atual mandatário argentino.
Na reunião, no Palácio do Planalto, os dois conversaram sobre as possibilidades de cooperação e investimento entre a província (que corresponde aos estados no Brasil) e o governo e as empresas brasileiras.
Segundo o argentino, os laços "históricos" entre os dois países não podem ser abalados "por ideologia, cutucando Milei.
“Nós trouxemos propostas de investimento. Vocês sabem que as empresas brasileiras que atuam no território argentino o fazem, proporcionalmente, em maior grau, na província de Buenos Aires. A província de Buenos Aires representa cerca de 40% da produção total da Argentina, mas também representa 50% do produto industrial da Argentina”, disse Kicillof após a reunião com Lula.
Participaram do encontro o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim. Mais cedo, Kicillof também se reuniu com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Geraldo Alckmin.