Gigantes da laranja vão irrigar 2,4 mil hectares para driblar secas extremas

Estiagem vem gerando impactos significativos na agricultura do Brasil

|
Duas grandes empresas de citros iniciam projetos de irrigação por gotejamento em seus pomares, utilizando tecnologia da multinacional Rivulis. (Foto - Divulgação Rivulis)

Duas grandes empresas de citros iniciam projetos de irrigação por gotejamento em seus pomares, utilizando tecnologia da multinacional Rivulis. (Foto - Divulgação Rivulis)

18deSetembrode2024ás11:50

A seca extrema está gerando impactos significativos na agricultura do Brasil, desafiando a produção de alimentos e a segurança hídrica. Em resposta às mudanças climáticas e ao período de estiagem prolongada, o setor agropecuário está adotando inovações e técnicas avançadas para enfrentar esses desafios e manter a sustentabilidade da produção agrícola.

Assim, uma das principais agroindústrias globais, responsável por aproximadamente 10% do comércio agrícola mundial, juntamente com um importante produtor mundial de frutas cítricas, está implementando sistemas de irrigação por gotejamento em 2.400 hectares de pomares de frutas cítricas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, no Brasil.

Esta iniciativa é resultado de uma parceria com a multinacional israelense Rivulis, líder em soluções de irrigação localizada.

O que é irrigação por gotejamento?

A irrigação por gotejamento é uma técnica avançada que aplica água e nutrientes diretamente nas raízes das plantas em baixas vazões e com alta frequência. Esse método reduz o desperdício e evita o molhamento de partes não desejadas da planta, proporcionando uma aplicação mais eficiente e próxima à raiz.

Para os citros, que são sensíveis ao estresse hídrico, a irrigação por gotejamento oferece benefícios significativos. A aplicação precisa de água durante o estágio crítico de frutificação pode melhorar o tamanho, a qualidade e a uniformidade dos frutos, resultando em maior rendimento e sustentabilidade da produção.

Eran Ossmy, presidente da Divisão de Micro Irrigação da Rivulis, afirma que a adoção de tecnologia de irrigação por gotejamento demonstra o compromisso das empresas com a sustentabilidade e a eficiência dos processos produtivos.

“Estamos preparados para apoiar esses desafios com soluções completas de microirrigação, incluindo projeto, instalação e suporte no campo. Nossos sistemas são reconhecidos pela eficiência na utilização de recursos e na distribuição de nutrientes através da fertirrigação”, ressalta Ossmy.