Programa de Transição Energética é aprovado e projeta Brasil como referência mundial

Câmara aprova proposta que institui o Paten para incentivar desenvolvimento sustentável

|
Proposta prioriza iniciativas voltadas ao desenvolvimento de combustíveis renováveis, à expansão das fontes de energia solar, eólica e de biomassa

Proposta prioriza iniciativas voltadas ao desenvolvimento de combustíveis renováveis, à expansão das fontes de energia solar, eólica e de biomassa

19deDezembrode2024ás10:00

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (18)  o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten), iniciativa que incentiva projetos de desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica.

O texto, que teve emendas do Senado aprovadas, segue agora para sanção presidencial.

O Paten tem como foco financiar projetos relacionados a combustíveis renováveis, fontes de energia solar, eólica e de biomassa, além de promover a substituição de matrizes energéticas poluentes por alternativas sustentáveis.

A proposta também prioriza tecnologias de captura de carbono, energia nuclear e hidrogênio verde.

Relatada pela deputada Marussa Boldrin (MDB-GO), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a proposta busca alinhar o Brasil às principais iniciativas globais de sustentabilidade. 

"É a base para que o Brasil se posicione como líder global em inovação energética, promovendo crescimento sustentável e aumentando a competitividade de setores como o agro e a indústria", disse Boldrin.