Avaliação negativa de Lula supera positiva pela primeira vez, aponta pesquisa
Trabalho do presidente enfrenta maior índice de reprovação desde o início do mandato
|
Polêmica envolvendo a regulação do Pix também impactou a avaliação do governo. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A avaliação negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ultrapassou a positiva pela primeira vez, de acordo com pesquisa divulgada pela Genial/Quaest nesta segunda-feira (27).
Segundo o levantamento, 49% dos eleitores reprovam o trabalho de Lula, enquanto 47% o aprovam. Outros 4% não souberam ou preferiram não opinar. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
O estudo, que ouviu 4.500 pessoas entre os dias 23 e 26 de janeiro, revela ainda que esta é a primeira vez que a reprovação supera a aprovação desde o início da série histórica, em fevereiro de 2023.
Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em dezembro, a aprovação caiu cinco pontos (de 52% para 47%), enquanto a reprovação subiu dois pontos (de 47% para 49%).
Apesar da crescente reprovação, 47% dos entrevistados acreditam que Lula é bem-intencionado, contra 46% que têm opinião contrária. No entanto, 65% afirmam que o presidente não tem conseguido cumprir as promessas feitas durante a campanha, enquanto apenas 20% acreditam que ele está entregando o que prometeu.
Avaliação geral do governo
A avaliação negativa geral do governo atingiu 37%, o maior índice desde o início do mandato. Em contrapartida, 31% consideram a gestão positiva, enquanto 28% classificam como regular. Outros 4% não souberam ou preferiram não opinar.