Casou, mudou-se para Sinop e virou referência na produção de soja

Dedicação, coragem, superação e sonho são marcas da trajetória do produtor brasileiro

|
Natural de Santo Cristo, Rio Grande do Sul, ele e sua esposa, Helena Bender Riffel, mudaram para MT em 1989. (Foto - Bruno Lopes)

Natural de Santo Cristo, Rio Grande do Sul, ele e sua esposa, Helena Bender Riffel, mudaram para MT em 1989. (Foto - Bruno Lopes)

18deFevereirode2025ás15:55

A trajetória de muitos produtores brasileiros de sucesso no agronegócio mistura dedicação, coragem, superação e sonho. Com Célio Riffel, produtor rural em Sinop, Mato Grosso, não foi diferente. A dele ainda teve uma pitada de amor não só pelo agro.

Natural de Santo Cristo, no Rio Grande do Sul, Célio se mudou para o Mato Grosso em 1989, recém-casado com Helena Bender Riffel, em busca de novas oportunidades.

“Viemos em busca de um novo horizonte, expandir área, porque no Sul já estava muito saturado. Aqui em Mato Grosso, haviam pessoas que saíram de Santo Cristo e diziam que aqui tinha terra boa, terra plana, e viemos atrás disso. E, graças a Deus, deu tudo certo", conta.

A ligação de Célio com o campo começou cedo.

“Eu comecei a ser um produtor muito novo. Lá com 13, 14 anos já ajudava meu pai nas lidas, dirigindo trator. Quando me mudei para o Mato Grosso, com 20 anos, comecei com dificuldades, mas a persistência e o amor pelo que faço me trouxeram até aqui. Hoje, é com orgulho que vejo a continuidade do trabalho no campo, com meu filho ao meu lado", diz.

Das primeiras lidas ao sonho no Mato Grosso

Os primeiros anos em Mato Grosso, no entanto, foram marcados por dificuldades.