Lula vai ao Japão para tentar destravar exportação de carne bovina brasileira
Presidente também viaja ao Vietnã para estreitar relações com país asiático
|
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca em uma missão internacional entre os dias 24 e 29 de março, com visitas ao Japão e Vietnã.
No Japão, um dos principais objetivos será destravar a entrada da carne bovina brasileira no mercado japonês, um pleito histórico do Brasil. Além disso, Lula tentará avançar nas tratativas para um acordo comercial entre o Japão e o Mercosul.
Já no Vietnã, o foco será estreitar os laços bilaterais e elevar o status do país ao nível de Parceiro Estratégico do Brasil. Atualmente, entre as nações do Sudeste Asiático, apenas a Indonésia possui essa classificação.
O primeiro destino da viagem será Tóquio, onde Lula desembarca em 24 de março. Segundo o Itamaraty, a visita reforça o prestígio do Brasil, já que o governo japonês costuma restringir encontros de alto nível a apenas um chefe de Estado estrangeiro por ano.
Desde 2019, quando o então presidente dos Estados Unidos Donald Trump esteve no Japão, nenhuma outra visita oficial de chefe de Estado foi realizada no país.
"Isso demonstra a importância da relação Brasil-Japão, que já soma 130 anos", destacou o embaixador Eduardo Paes Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores (MRE).