Frentes frias e chuva volumosa marcam a semana no Sul e Sudeste
Centro-Oeste enfrenta instabilidade e Nordeste segue com tempo seco
|
Os primeiros dias de abril serão de chuvas mais abundantes no Norte do país e de instabilidade atmosférica em pontos isolados do Sul e Sudeste.
A atuação de duas frentes frias — uma delas associada a um centro de baixa pressão — deverá movimentar a dinâmica do tempo no Centro-Sul, elevando o potencial para precipitações.
A semana será marcada por instabilidade constante no Sul, com destaque para o Paraná, onde a previsão indica chuva todos os dias. No Rio Grande do Sul, chove nesta segunda-feira (31) e no início da terça.
Após uma breve trégua, uma nova frente fria volta a provocar precipitações a partir de quarta-feira. Somente na sexta o tempo deve firmar de forma mais consistente.
Em Santa Catarina, haverá intervalos de melhoria entre terça e quarta, com retorno do tempo firme apenas no fim da sexta. Os acumulados mais significativos, entre 50 e 100 mm, são esperados para a Metade Norte do Rio Grande do Sul, o Meio-Oeste catarinense e o Oeste paranaense.
Sudeste: instabilidade em São Paulo e chuva no fim da semana
No Sudeste, os maiores volumes de chuva devem se concentrar em São Paulo, no Sul de Minas Gerais, parte do Rio de Janeiro e no Sul do Espírito Santo. Já a Metade Norte de Minas e boa parte do Espírito Santo devem registrar predomínio de ar seco.
Em São Paulo, a instabilidade se mantém ao longo da semana, com pancadas rápidas no período da tarde. Entre o Sul de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a chuva mais significativa tende a ocorrer no fim da semana, com a chegada de uma frente fria.
Centro-Oeste: pancadas isoladas e avanço de instabilidade