Com boa oferta, frutas e hortaliças registram recuo de preços em junho: confira os principais
Conab mostra queda nas cotações de cebola, batata, banana e outras culturas, impulsionada por safra maior e clima mais ameno
|
A boa oferta de cenoura, batata e cebola nos principais mercados atacadistas provocou queda nos preços médios ponderados em junho.
Alface, banana, laranja, mamão e melancia também apresentaram retração nas cotações, segundo o 7º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta terça-feira (22) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Após um ciclo de alta desde o início do ano, os preços da cebola recuaram em quase todas as Centrais de Abastecimento (Ceasas) analisadas, com destaque para Pernambuco, onde a queda chegou a 26,37%. Apenas em Santa Catarina houve alta. Segundo a Conab, esse comportamento é típico do período, quando há ampliação da oferta com a entrada da produção de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia. Essa pulverização reduz custos logísticos e pressiona os preços para baixo.
Situação semelhante foi observada no mercado da batata, impactado pela intensificação da safra de inverno. As principais regiões produtoras citadas foram Araxá (MG), São João da Boa Vista (SP) e Cristalina (GO). Entre as Ceasas analisadas, nove registraram queda de preços, sendo a maior no Rio de Janeiro.
Já no caso da cenoura, mesmo com uma leve redução na oferta em relação a maio, a quantidade disponível nos mercados atacadistas permaneceu em níveis suficientes para provocar retração nas cotações.
Temperaturas mais baixas reduziram demanda
A alface também apresentou queda na média ponderada de preços, influenciada pela redução da demanda típica dos meses mais frios.