Governo reage à derrota da MP e promove demissões em série; Mapa é atingido

Aliados de Ciro Nogueira e Gilberto Kassab são exonerados após a derrota da MP 1303; Planalto cruza votos e amplia pressão sobre a base

|
Governo reage à derrota da MP e promove demissões em série; Mapa é atingido
14deOutubrode2025ás12:28

Na esteira da queda da Medida Provisória 1303 — que tinha como objetivo reajustar receitas em substituição à alta do IOF, com aumento da tributação de fintechs, bets e diversas operações financeiras, como LCI e LCA — o governo federal iniciou uma onda de exonerações de nomes indicados por parlamentares que votaram contra ou se abstiveram da votação na Câmara dos Deputados. 

As exonerações atingem o segundo escalão, especialmente aliados próximos do PP, controlado por Ciro Nogueira, e do PSD, de Gilberto Kassab.

As demissões já alcançaram pelo menos quatro superintendências estaduais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nos estados do Pará, Paraná, Minas Gerais e Maranhão. 

A ação é interpretada por analistas como retaliação política e reordenamento da base aliada.

Outras áreas do governo também são alvo da ofensiva, como a diretoria do DNIT, regionais da Codevasf, superintendência do Iphan, vice-presidência da Caixa — entre outros postos com forte influência política.