Nova safra, problema antigo: gargalos nos portos elevam prejuízo de exportadores de café
Atrasos de navios e falhas na infraestrutura portuária causaram quase R$ 9 milhões em prejuízos a exportadores de café, segundo o Cecafé
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A entrada dos cafés da nova safra reacendeu um problema recorrente no setor: os gargalos logísticos nos portos brasileiros.
Em setembro, o aumento dos atrasos de navios e das rolagens de cargas, resultado do esgotamento da infraestrutura portuária, elevou os custos dos exportadores e reduziu a receita cambial do país.
As empresas associadas ao Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) acumularam prejuízo de R$ 8,99 milhões apenas com armazenagens adicionais, pré-stacking e detentions, despesas causadas pela impossibilidade de embarque de 939.494 sacas, o equivalente a 2.848 contêineres de café.
Foi o terceiro pior resultado da série histórica da entidade, atrás apenas dos registrados em novembro (R$ 11,9 milhões) e dezembro (R$ 9,2 milhões) de 2024.
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O volume que deixou de ser embarcado em setembro representou perda de receita de US$ 348,29 milhões (R$ 1,87 bilhão), considerando o preço médio FOB de exportação de US$ 370,72 por saca e a cotação média do dólar em R$ 5,37 no período.
Cecafé cobra agilidade em leilão do Tecon Santos 10
Segundo o diretor técnico do Cecafé, Eduardo Heron, é urgente ampliar a capacidade de movimentação de cargas e diversificar os modais de transporte.
Ele afirma que entraves burocráticos,como o atraso no leilão do terminal Tecon Santos 10, ampliam os prejuízos e afetam a renda dos produtores.