Brasil e Japão fecham parceria para recuperar pastagens degradadas
Acordo entre MAPA, Embrapa e JICA prevê uso de satélites, análises de solo e tecnologias de baixo carbono para acelerar a recuperação no Cerrado
|
O Brasil deu um passo importante para recuperar áreas degradadas e fortalecer uma agropecuária mais sustentável.
Durante a COP30, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assinou um Memorando de Cooperação Técnica com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a Embrapa, lançando a chamada Parceria Verde pela Agricultura.
O projeto tem um objetivo ambicioso: diagnosticar pastagens degradadas no Cerrado, monitorar sua recuperação e promover a intensificação agrícola sustentável.
Para isso, vai utilizar tecnologia avançada, especialmente dados de satélite da agência espacial japonesa Jaxa, com o objetivo de tornar o processo mais preciso e eficiente.
A iniciativa está alinhada ao programa nacional Caminho Verde Brasil, que prevê a recuperação de até 40 milhões de hectares de pastagens degradadas em dez anos.
Segundo informações apresentadas no evento, o Cerrado tem cerca de 51 milhões de hectares de pastagens, dos quais 13,6 milhões estão em algum grau de degradação, mas com potencial produtivo.
✅ CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP