Acordo Mercosul-União Europeia trava na Europa e Lula faz ultimato
Resistência de França e Itália impede avanço do tratado, enquanto Lula diz que esta é a última chance de fechar o acordo em sua gestão
|
Depois de mais de 25 anos de negociações, o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) enfrenta sua fase mais turbulenta, com sinais de desgaste político que podem adiar ou até inviabilizar a assinatura, prevista para o sábado (20).
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que esta é a última chance de fechar o pacto em sua gestão, e que o Brasil não seguirá com o acordo se ele for novamente adiado ou rejeitado pelos europeus.
A pressão que estava sendo feita pelo Parlamento Europeu para aprovar uma versão reformulada do acordo se chocou com obstáculos políticos internos na UE.
✅ CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
O presidente francês Emmanuel Macron afirmou que o acordo “não pode ser assinado agora”, defendendo a inclusão de um novo “freio de emergência” e ainda mais garantias para proteger agricultores europeus, especialmente os franceses.

Ainda que tenha pouca relevância econômica, com aproximadamente 1,5% no PIB francês, os ruralistas franceses estão entre os mais vocais do bloco europeu, com forte poder de influência.