Dia Mundial do Queijo: conheça a receita brasileira que é patrimônio imaterial da Unesco
Só podia ser de Minas Gerais: o Queijo Minas Artesanal teve processo produtivo imortalizado pelo seu valor histórico e cultural
|
Amantes de queijo espalhados pelo mundo inteiro têm um motivo especial para comemorar, nesta terça-feira (20). Hoje é o dia Mundial do Queijo, data que celebra uma das mais versáteis e queridas criações da culinária humana.
Do aperitivo à sobremesa, das tábuas sofisticadas aos lanches do dia a dia, o queijo é capaz de unir povos, culturas e paladares diferentes em volta de uma mesma mesa.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET
No Brasil, essa celebração ganha um tempero especial: os queijos artesanais, em particular os de Minas Gerais, têm conquistado espaço e reconhecimento internacional, tanto pela diversidade quanto pela conexão com tradições familiares e saberes transmitidos de geração em geração.
É o caso do mais tradicional deles: o Queijo Minas Artesanal (QMA), que emplacou uma visibilidade inédita junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sendo reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Um marco para Minas e o Brasil.