CEP Rural: Paraná lança endereço digital para 300 mil propriedades
Ferramenta integra tecnologia do Google ao cadastro ambiental e promete reduzir custos, agilizar atendimentos e melhorar o escoamento da produção

O Paraná passa a contar com o CEP Rural e a Rota Rural, iniciativas que utilizam tecnologia do Google para garantir endereço digital e rastreabilidade a mais de 300 mil propriedades rurais em todo o Estado.
A proposta é ampliar a identificação oficial no campo, melhorar a logística e reforçar a segurança jurídica da produção.
Desenvolvidos pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e pela Superintendência Geral de Ordenamento Territorial (SOT), os projetos tornam o Paraná o primeiro estado do País a integrar o sistema Plus Code, do Google, ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
>> ENCONTRE PRODUTOS E SOLUÇÕES PARA O AGRO NO AGROFY MARKET
Na prática, propriedades que antes não tinham identificação formal passam a contar com um “endereço digital” único, o que facilita desde a entrega de encomendas até o atendimento de emergências médicas e ações de segurança pública.
As novidades foram apresentadas durante o Show Rural Coopavel 2026, em Cascavel, na semana passada.
“Cada produtor cadastrado passará a ter um endereço digital, principalmente nos pequenos municípios, mais distantes dos grandes centros urbanos, onde muitas vezes é mais difícil o acesso. Será uma ferramenta fundamental para resolver problemas de localização e enfrentar aqueles que tentam dificultar a vida do nosso agronegócio, especialmente nas exportações”, afirmou o governador em exercício Darci Piana durante o evento.
