Dia do Orgulho Nerd: como os geeks estão transformando o agro?
Fundamentais para a agricultura 4.0, os nerds unem tecnologia e visão de futuro nas fazendas
Por |
Hoje, 25 de maio, é celebrado mundialmente o Dia do Orgulho Nerd. E o que a data tem a ver com o agronegócio? Acreditem: muito mais do que podemos imaginar.
Mas calma que ninguém aqui está cogitando viajar entre as galáxias (apesar da curiosidade ao imaginar como seria o cultivo em outros planetas) ou experimentos estranhos em laboratórios.
O dia do Orgulho Nerd foi oficialmente criado na Espanha, em 2006, por um grupo de estudantes que se autodeclaravam ‘nerds”, com o intuito de enaltecer o gosto pela ficção, tecnologia e por inovações futurísticas.
Seguí leyendo
Acre aposta na produção de café robusta amazônicoA data, que faz uma homenagem ao dia de estreia do primeiro filme da série Star Wars (em 1977) e também ao primeiro dia da série O Guia do Mochileiro das Galáxias (1978), logo ganhou repercussão mundial e já era celebrada oficialmente nos Estados Unidos em 2008.
Nerds e o agronegócio
Hoje em dia inovação (e tecnologia) na agricultura já virou item obrigatório de pauta. E graças aos “geeks” que atuam nas agtechs, como são chamadas as startups cujo mercado são as soluções inovadoras no agronegócio, até mesmo as pequenos produtores e agricultura familiar já são beneficiadas.
Agricultura digital, realidade virtual, metaverso e muitas outras tecnologias já são temas que fazem parte da realidade de muitas fazendas brasileiras, além do uso de robôs, drones e ferramentas digitais e softwares de gestão.
E já temos até videogames e “gamificação” contribuindo para o melhor uso do solo, as melhores colheitas e maior produtividade.
Exemplo prático é o jogo Farming Simulator, lançado em 2019, e extremamente popular. Ele reproduz as situações de uma propriedade rural, permitindo que jogador gerencie suas plantações e cultivos de diferentes tipos de plantas e manejo de vários tipos de animais, em um cenário muito semelhante aos da vida real.
Isso sem falar em "nerds" bilionários e famosos mundialmente, como Bill Gates ou Mark Zuckerberg, que não só se interessam pelo agro, como trazem soluções para o setor.
Agora responde, tem como não deixar aqui o nosso "Valeu, Geeks!"