Dia do Orgulho Nerd: como os geeks estão transformando o agro?

Fundamentais para a agricultura 4.0, os nerds unem tecnologia e visão de futuro nas fazendas

Por |
Dia do Orgulho Nerd: como os geeks estão transformando o agro?
25deMaiode2022ás15:48

Hoje, 25 de maio, é celebrado mundialmente o Dia do Orgulho Nerd. E o que a data tem a ver com o agronegócio? Acreditem: muito mais do que podemos imaginar. 

Mas calma que ninguém aqui está cogitando viajar entre as galáxias (apesar da curiosidade ao imaginar como seria o cultivo em outros planetas) ou experimentos estranhos em laboratórios.

O dia do Orgulho Nerd foi oficialmente criado na Espanha, em 2006, por um grupo de estudantes que se autodeclaravam ‘nerds”, com o intuito de enaltecer o gosto pela ficção, tecnologia e por inovações futurísticas.

A data, que faz uma homenagem ao dia de estreia do primeiro filme da série Star Wars (em 1977) e também ao primeiro dia da série O Guia do Mochileiro das Galáxias (1978), logo ganhou repercussão mundial e já era celebrada oficialmente nos Estados Unidos em 2008.

Nerds e o agronegócio

Hoje em dia inovação (e tecnologia) na agricultura já virou item obrigatório de pauta. E graças aos “geeks” que atuam nas agtechs, como são chamadas as startups cujo mercado são as soluções inovadoras no agronegócio, até mesmo as pequenos produtores e agricultura familiar já são beneficiadas.

Agricultura digital, realidade virtual, metaverso e muitas outras tecnologias já são temas que fazem parte da realidade de muitas fazendas brasileiras, além do uso de robôs, drones e ferramentas digitais e softwares de gestão.

E já temos até videogames e “gamificação” contribuindo para o melhor uso do solo, as melhores colheitas e maior produtividade.

Exemplo prático é o jogo Farming Simulator, lançado em 2019, e extremamente popular. Ele reproduz as situações de uma propriedade rural, permitindo que  jogador gerencie suas plantações e cultivos de diferentes tipos de plantas e manejo de vários tipos de animais, em um cenário muito semelhante aos da vida real.

Isso sem falar em "nerds" bilionários e famosos mundialmente, como Bill Gates ou Mark Zuckerberg, que não só se interessam pelo agro, como trazem soluções para o setor.

Agora responde, tem como não deixar aqui o nosso "Valeu, Geeks!"

Cargando...