FPA se movimenta para derrubar vetos de Lula e por pacote anti-invasão
Por outro lado, Governo Federal articula para adiar a sessão de hoje
|O Congresso Nacional se reúne hoje (dia 24), às 19h, para analisar 32 vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a matérias aprovadas pelos parlamentares.
A sessão promete ser quente. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) já sinalizou que vai derrubar pelo menos seis vetos de Lula de interesse do setor. Além disso, a bancada ruralista busca pautar a urgência dos projetos anti-invasão de terras a fim de acelerar a votação pelo plenário da Casa.
Por outro, lado o Governo Federal articula para adiar a sessão de hoje. Representantes da situação negociam para evitar derrotas em série em sessão do Congresso.
Casos seja derrotado, o governo Lula se verá em um cenário desfavorável: será obrigado a cumprir um cronograma para liberação de emendas parlamentares. São gastos que deputados e senadores indicam para investir em seus redutos eleitorais, em forma de obras e projetos.
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) se reuniu ontem com a bancada e afirmou que em vários momentos os acordos foram quebrados.
“Nosso compromisso é pela derrubada de todos os vetos, é importante a gente reiterar a quebra constante de acordos feitos dentro do Congresso Nacional.”
Ele ainda afirmou que terá uma conversa com os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, para entender como será a sessão.