Conab eleva estimativa da safra de grãos sem contar com perdas no RS

No entanto, órgão prevê que fortes chuvas trarão impactos negativos para o resultado final do atual ciclo

|
Conab eleva estimativa da safra de grãos sem contar com perdas no RS
14deMaiode2024ás09:45

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou sua estimativa para a safra brasileira de grãos em 2023/24 de 294,1 milhões de toneladas para 295,45 milhões toneladas.

Os dados foram divulgados no 8º Levantamento da Safra de Grãos, hoje (dia 14), pela Conab, que não levou em conta ainda o impacto causado pela tragédia no Rio Grande do Sul, já que o estudo foi feito antes das chuvas no estado.

O órgão já alerta, porém, que as fortes chuvas registradas no Rio Grande do Sul trarão impactos negativos para o resultado final do atual ciclo.

“Não é possível ainda ter precisão nas perdas para o setor no estado. Os níveis de água estão elevados e o acesso às propriedades é difícil, impossibilitando que se faça uma avaliação mais detalhada. E vale ressaltar que neste primeiro momento a preocupação é com as vidas e com a garantia do abastecimento, fazer com que as pessoas atingidas pelas chuvas tenham o direito ao básico, como a alimentação”, reforça o presidente da Companhia, Edegar Pretto

Segundo a Conab, a nova estimativa em 295,45 milhões toneladas é devido a um ajuste na área semeada para a soja na safra 2023/2024.

“Teve um ajuste a partir da identificação de novas áreas de cultivo no Maranhão, Goiás, Pará, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O mesmo foi verificado para o milho 2ª safra”, explica a Conab.

Soja: produção de 147,68 milhões de toneladas

Em virtude dos ajustes de área e produtividade, neste levantamento, caso a condição de catástrofe climática não tivesse ocorrido no Rio Grande do Sul, a produção brasileira de soja, estimada nesse levantamento, seria superior a 148,4 milhões de toneladas.

No entanto, a estimativa atualizada de produção da oleaginosa é de 147,68 milhões de toneladas, redução de 4,5% sobre a safra anterior.

Com a atualização realizada, área total cultivada na safra 2023/24 é de 45,7 milhões de hectares, 3,8% superior ao semeado na safra passada.

As produtividades, porém, foram inferiores às da safra passada em quase todo o país, reflexo das condições climáticas adversas ocorridas durante a implantação e desenvolvimento da cultura, com falta e excesso de precipitações em épocas importantes no desenvolvimento da cultura.