Conab prevê quebra de 22,27 milhões de toneladas nesta safra
Produção de grãos no ciclo 2023/2024 está estimada em 297,54 milhões de toneladas, 7% menor que na temporada passada
|A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou hoje (dia 13) que a produção de grãos no ciclo 2023/2024 está estimada em 297,54 milhões de toneladas.
O volume é 7% menor do que o obtido na temporada anterior, o que representa menos 22,27 milhões de toneladas a serem colhidas.
Segundo a Conab, a quebra é resultado das condições climáticas adversas que influenciaram as principais regiões produtoras do país.
Já os cultivos de segunda safra, que tiveram a colheita iniciada, têm apresentado melhores produtividades e, ao se comparar a estimativa divulgada hoje pela Conab com a publicada no mês de maio, é verificado um aumento de 2,1 milhões de toneladas, com destaque para milho, algodão em pluma e feijão.
Soja
Com a colheita finalizada, a soja tem uma produção estimada em 147,35 milhões de toneladas, redução de 4,7% ou 7,26 milhões de toneladas sobre a safra anterior.
No atual ciclo, a área semeada para a oleaginosa foi maior, no entanto as condições climáticas adversas impactaram negativamente a produtividade média no país.
Milho
Principal cultura da 2ª safra, o milho tem uma estimativa de produção de 88,12 milhões de toneladas.
A colheita do produto neste ciclo atinge cerca de 7,5% da área semeada, conforme indica o Progresso de Safra divulgado nesta semana pela Companhia.