Conab fará leilão e vai doar sementes de arroz para agricultores familiares do RS

Um total de 480,4 mil quilos serão adquiridos pelo órgão, que já teve problema este ano na compra de arroz

|
Conab fará leilão e vai doar sementes de arroz para agricultores familiares do RS
04deSetembrode2024ás16:12

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai adquirir 480,4 mil quilos de sementes de arroz para doar aos agricultores familiares do Rio Grande do Sul. Serão contempladas as associações dos municípios gaúchos de Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Viamão em apoio a reconstrução após as enchentes deste ano. 

A compra do produto da safra de 2023/2024 será feita por meio de leilão eletrônico, nesta quinta-feira (dia 5), às 9h. O leilão será realizado a partir de oito Avisos de Compra Pública, disponíveis no site da Conab. 

Os recursos foram destinados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que disponibilizou um crédito orçamentário de R$ R$ 2,5 milhões para a Companhia operacionalizar a compra das sementes para a agricultura familiar

As empresas fornecedoras de sementes de arroz que desejarem participar das operações de leilão deverão atender às exigências previstas nos editais. 

O edital exige que as empresas estejam cadastradas perante uma Bolsa de Mercadorias, em situação  regular  no Sistema  de  Cadastramento  Unificado  de Fornecedores  (Sicaf), registradas no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais e demais agentes (Sican) da Conab e possuam o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem) emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. 

O Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 70% da produção do arroz consumido no país.