Eleições 2024: quais capitais elegeram prefeitos no 1º turno e onde terá segundo turno?

Vereador mais votado do Brasil é de São Paulo, seguido por Carlos Bolsonaro

|
Em São Paulo, os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) disputarão o segundo turno. (Foto - Agência Brasil)

Em São Paulo, os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) disputarão o segundo turno. (Foto - Agência Brasil)

07deOutubrode2024ás11:16

No domingo (6), onze capitais estaduais decidiram seus prefeitos em primeiro turno nas eleições municipais. As demais 15 cidades realizarão o segundo turno no dia 27 de outubro. 

Entre os 20 prefeitos de capitais que buscaram a reeleição em 2024, metade obteve sucesso. Seis deles disputarão o segundo turno, dos quais cinco foram os mais votados na primeira rodada. 

Além das dez reeleições, uma capital — Teresina — viu a vitória de um candidato que não era prefeito. 

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o segundo turno ocorrerá em 50 municípios com mais de 200 mil eleitores, e, no total, 103 cidades poderiam passar por essa etapa. 

Este ano, todas as capitais fazem parte desse grupo. 

Pelo menos uma capital terá uma prefeita mulher a partir de 2025: Campo Grande (MS), onde Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União) irão disputar o segundo turno. Assim, as eleições de 2024 se igualam às de 2012, 2016 e 2020, que também contaram com mulheres eleitas em capitais. 

Outras seis candidatas disputarão o segundo turno, quatro das quais ficaram em primeiro lugar na primeira rodada. O recorde de mulheres eleitas prefeitas de capitais foi alcançado em 2000, com cinco candidatas vitoriosas.

 

Não foram reeleitos 

Quatro prefeitos que concorreram à reeleição foram derrotados no primeiro turno: José Sarto (PDT) em Fortaleza, Rogério Cruz (Republicanos) em Goiânia, Edmilson Rodrigues (PSOL) em Belém (PA) e José Pessoa (PRD) em Teresina.

Apenas uma eleição em capital terminou com a vitória de um candidato que não era prefeito: Silvio Mendes (União), em Teresina. 

Quatro senadores disputaram as prefeituras das capitais, mas apenas um, Rodrigo Cunha (Podemos), conseguiu se eleger vice-prefeito de Maceió. Dois candidatos que disputarão o segundo turno são ex-senadores: Cícero Lucena (PP), em João Pessoa (no Senado de 2007 a 2015), e Eduardo Siqueira Campos (Podemos), em Palmas (no Senado de 1999 a 2007). 

São Paulo foi apertado 

Em São Paulo, os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) disputarão o segundo turno, com Nunes obtendo 29,49% dos votos válidos e Boulos, 29,06%. O terceiro colocado, Pablo Marçal (PRTB), alcançou 28,14% dos votos. 

Domínio do Centrão 

O PSD, MDB, PP e União Brasil, que compõem o Centrão, dominaram as eleições municipais, conquistando mais da metade das prefeituras do país.