Desenrola Rural vai sair do papel ainda em janeiro, garante Paulo Teixeira
Programa nacional para a renegociação de dívidas da população será expandido para o setor rural
|O programa Desenrola Rural será oficialmente lançado ainda em janeiro, com o objetivo de oferecer uma solução simplificada para a negociação de dívidas de produtores rurais.
A informação foi confirmada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em vídeo divulgado pelo deputado estadual Adão Preto Filho (PT-RS) nesta quinta-feira (9).
“Está tudo aprovado no Congresso e já acordado dentro do governo. Agora, falta resolver apenas alguns detalhes no Ministério da Fazenda, mas o lançamento será feito em janeiro”, afirmou Teixeira no vídeo.
O Desenrola Rural, parte do Programa Regularização de Dívidas e Facilitação do Acesso ao Crédito Rural da Agricultura Familiar, atenderá até 500 mil produtores, segundo o Estado de São Paulo, oferecendo até 85% de desconto na quitação das dívidas.
O programa contará com três componentes principais: a repactuação das dívidas com grandes descontos, a retirada do "score" negativo que impede novos financiamentos e a possibilidade de consultar dívidas privadas para fins de crédito agrícola.
O Desenrola Brasil já é um programa nacional para a renegociação de dívidas da população e agora será expandido para o setor rural.