STF retoma julgamento: o que pode acontecer com Bolsonaro e aliados?
Ministros analisam acusações de trama; votação pode definir penas e recursos possíveis
|
Manifestação de apoiadores de Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, em São Paulo, no domingo (7), em defesa do ex-presidente. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma na terça-feira (9) o julgamento do núcleo 1 da chamada trama golpista, que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados.
O processo começou na semana passada, com as sustentações das defesas dos acusados e a manifestação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, favorável à condenação de todos.
Agora, os ministros iniciam a votação, que pode resultar em penas superiores a 30 anos de prisão.
As sessões foram reservadas para os dias 9, 10, 11 e 12 de setembro.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Acusações
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), os réus teriam participado do plano chamado “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o sequestro e assassinato do ministro Alexandre de Moraes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin.
A denúncia também cita a elaboração da chamada “minuta do golpe”, que teria contado com o conhecimento de Bolsonaro e serviria para decretar estado de defesa e de sítio, numa tentativa de reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse de Lula.
Além disso, os acusados são apontados como envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.