Após 25 anos, UE aprova acordo com o Mercosul; França lidera oposição
Aval político abre caminho para assinatura no Paraguai, mas tratado ainda depende de ratificação do Parlamento Europeu
|
Os países da União Europeia aprovaram provisoriamente nesta sexta-feira (9), em Bruxelas, o acordo de livre comércio com o Mercosul, negociado há mais de 25 anos.
A decisão foi tomada por maioria qualificada durante reunião de embaixadores dos 27 Estados-membros, segundo fontes diplomáticas ouvidas pelas agências France Presse e Reuters.
Com o sinal verde, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, está autorizada a viajar ao Paraguai para assinar oficialmente o tratado na próxima segunda-feira (12). O país sul-americano ocupa a presidência rotativa do Mercosul em 2026.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
A formalização dos votos, no entanto, ainda depende do envio de confirmações por escrito pelos governos nacionais, o que deve ocorrer nas próximas horas.
Apesar da aprovação, o acordo ainda não entra em vigor imediatamente. Do lado europeu, o texto precisa ser ratificado pelo Parlamento Europeu, que deve se pronunciar nas próximas semanas.
Cerca de 150 eurodeputados, de um total de 720, já sinalizaram que podem recorrer à Justiça para tentar barrar a aplicação do tratado. Também há articulações para levar o acordo ao Tribunal de Justiça da União Europeia, o que poderia atrasar o processo por anos.
Quem votou contra