Novas usinas de etanol de grãos entram em operação em MT e RS
Iniciativas com cereais fortalecem a cadeia de biocombustíveis e inauguram produção inédita no Brasil a partir do trigo

Primeira usina de etanol de trigo: unidade entra em operação com capacidade de produção inicial de 43 mil litros do biocombustível por dia. (Foto: Divulgação Ascom BRDE)
Duas novas usinas de etanol a partir de grãos iniciaram operações neste início de ano em diferentes regiões do país, sinalizando o avanço da industrialização do agronegócio e a diversificação de matérias-primas no setor de biocombustíveis.
Em Mato Grosso, a Alvorada Bioenergia começou a operar com foco no processamento de milho.
No Rio Grande do Sul, a CB Bioenergia colocou em funcionamento a primeira planta do Brasil autorizada a produzir etanol a partir do trigo. Ambos os projetos receberam autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e têm como objetivo agregar valor à produção agrícola local.
>> SIGA O CANAL DO AGROFY NEWS NO WHATSAPP
Além da geração de energia, os empreendimentos se inserem em estratégias mais amplas de verticalização da cadeia produtiva, fortalecimento das economias regionais e estímulo à transição para uma matriz mais diversificada de biocombustíveis.
Usina de milho inicia operação no Araguaia mato-grossense
A Alvorada Bioenergia iniciou oficialmente suas operações industriais em Canarana (MT), após a autorização da ANP.
A planta é a primeira da região do Araguaia mato-grossense dedicada ao processamento de milho para a produção de etanol, farelos e óleo.
