Vaias e mudança no seguro rural: veja como foi o lançamento da agenda legislativa do agro

Ministro Paulo Teixeira foi vaiado na sede da CNA

|
Entre as “pautas decisivas em 2024” estão regulamentação do novo imposto sobre o valor agregado, marco temporal, além de legislações ambientais e trabalhistas. (Foto - Wenderson Araujo/Trilux)

Entre as “pautas decisivas em 2024” estão regulamentação do novo imposto sobre o valor agregado, marco temporal, além de legislações ambientais e trabalhistas. (Foto - Wenderson Araujo/Trilux)

21deMarçode2024ás11:30

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entregou, ontem (dia 20), durante evento na própria sede, a Agenda Legislativa do Agro 2024 com os principais temas e projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e que impactam os produtores rurais, todo o setor e a sociedade brasileira.

O evento foi marcado por algumas vaias ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e a defesa do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, de mais recurso para Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Qual motivo das vaias?

Paulo Teixeira foi vaiado no evento da CNA no momento que defendeu o trabalho de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, afirmando que ela "ajuda muito o agro brasileiro".

A frase causou desconforto na plateia, formada por lideranças do agronegócio e parlamentares da bancada ruralista, e algumas vaias foram ouvidas

Ao mencionar o recorde de aberturas de mercado – foram 100 desde o ano passado até agora- e o recorde no número das exportações do agronegócio, ele vinculou isso ao "ativo ambiental" do país, defendido por Marina Silva.

"A diminuição do desmatamento no Brasil é um cartão de visita para as exportações do agro brasileiro", disse o ministro.

No ano passado, Marina Silva foi convocada pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos a respeito das medidas tomadas por sua pasta por “perseguição clara e nítida do Ministério do Meio Ambiente ao agro brasileiro”.

Seguro rural

Em relação ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), o ministro do Mapa, Carlos Fávaro, ressaltou que o Mapa está buscando formas de modernização e novos modelos para os produtores brasileiros.

“O seguro ganhou uma importância nunca vista. Vamos universalizar cada vez mais o seguro rural para a estabilidade da nossa agropecuária. Vamos fazer os ajustes necessários e modernizar o sistema, para melhorar o cruzamento de informações e obter apólices mais flexíveis”, destacou Fávaro, que também defendeu reformulação do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).