Anffa critica “privatização” da inspeção agropecuária em frigoríficos: “totalmente contra”

Segundo os auditores, essa mudança coloca em risco a saúde dos consumidores

|
Anffa critica “privatização” da inspeção agropecuária em frigoríficos: “totalmente contra”
28deMarçode2025ás15:57

A minuta da portaria que regulamenta parte da Lei do Autocontrole (Lei nº 14.515/2022) provocou forte reação do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical)

A proposta apresentada pelo Ministério da Agricultura em 21 de março permite o credenciamento de empresas e profissionais terceirizados para atuarem na inspeção ante e post mortem de animais em frigoríficos — algo que, na visão dos auditores, representa a "privatização" de uma função que deve permanecer sob responsabilidade exclusiva do Estado.

O Anffa se manifestou de forma contundente e se disse “totalmente contra” a minuta. Em nota ao Globo Rural, a entidade afirma que o texto transfere a fiscalização para a iniciativa privada, o que consideram ilegal e prejudicial à qualidade da carne brasileira

Segundo os auditores, essa mudança coloca em risco a saúde dos consumidores, tanto no Brasil quanto nos 157 países que importam proteína animal do país.

O principal ponto de preocupação é a possibilidade de os próprios frigoríficos contratarem profissionais terceirizados para fiscalizá-los. Para o sindicato, esse modelo cria um claro conflito de interesses e fragiliza o controle sanitário.