Governadores de cinco estados vão à Agrishow, enquanto governo federal não anuncia nada ao agro

Tarcísio de Freitas lança pacote de R$ 600 milhões e secretario provoca governo Lula

Pacote paulista inclui linhas de crédito, seguro rural, recuperação de estradas, incentivos à mecanização agrícola. (Foto: Celio Messias / Governo do Estado de SP)

Pacote paulista inclui linhas de crédito, seguro rural, recuperação de estradas, incentivos à mecanização agrícola. (Foto: Celio Messias / Governo do Estado de SP)

30deAbrilde2025ás09:49

A 30ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), ainda nem terminou, mas já escancarou — mais uma vez — o distanciamento do governo federal em relação ao agronegócio.

Enquanto cinco governadores participaram ativamente do evento, o setor segue sem qualquer anúncio relevante por parte da União.

A ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, foi a marca da abertura da feira. 

Coube novamente ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, assumir o papel de representante do governo federal — limitado a prometer um Plano Safra ampliado.

“Nós vamos trabalhar para ter o aumento do valor do Plano Safra, e ele certamente vai exigir uma equalização maior em razão do aumento da taxa Selic. Vou levar, sim, o pleito do Plano Safra condizente com o tamanho recorde que vai ser a safra agrícola deste ano no Brasil”, afirmou Alckmin. 

Quem marcou presença?

Entre os governadores que passaram pela Agrishow estão nomes com peso político e, não por acaso, quatro dos cinco citados são cogitados como possíveis candidatos à Presidência em 2026: Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (Novo-MG),  Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Ratinho Júnior (PSD-PR). O quinto foi Helder Barbalho (MDB-PA).

governadores_agrishow