Lula agenda encontro com setores do agro e fará churrasco para aliviar clima

Representantes da fruticultura, cafeicultura, algodão e pecuária serão ouvidos

|
Lula agenda encontro com setores do agro e fará churrasco para aliviar clima
15deMarçode2024ás10:02

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca nova aproximação com o agronegócio e prepara agenda para se reunir com o setor na próxima semana.

Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, Lula receber representantes de, pelo menos, quatro setores da agropecuária a partir da próxima semana- fruticultura, cafeicultura, algodão e pecuária.

Representantes da pecuária já se encontraram com o presidente, mas farão novo encontro, que, segundo Fávaro, será de celebração.

“O setor de carnes (bovinos, suínos e aves) ficou contente e satisfeito com os anúncios desta semana. Avisaram o presidente que querem fazer um churrasco e ele convidar 500 pessoas, alguma coisa assim, para comemorar esse bom momento. Agora é a agenda dele”, declarou o ministro, que brincou que será o churrasqueiro do encontro.

Na terça-feira (dia 120, Fávaro, anunciou a habilitação de mais 38 frigoríficos brasileiros para exportação à China. Um dia depois, o governo firmou novo acordo com autoridades filipinas para exportações de carnes de frango, bovina e suína.

O Brasil obteve o reconhecimento, pelas Filipinas, de equivalência de sistema e estabelecimento de pré-listing para as proteínas animais do Brasil.

O intuito de fazer é um churrasco é uma forma de Lula adotar um tom informal na aproximação e aliviar o clima com representantes do agro. O presidente já realizou jantares neste estilo com lideranças do Congresso Nacional para acertar temas de interesse do governo.