Quais são as demandas de cada região produtora para o Plano Safra?
Conjunto de propostas será encaminhado ao governo federal

Mais crédito, menos burocracia, fortalecimento dos programas de financiamento e garantia de recursos para ferramentas de gestão de risco.
Essas são algumas das reivindicações comuns entre os produtores rurais das diferentes regiões do Brasil para o próximo Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2025/2026.
Com realidades distintas, cada região apresenta suas próprias prioridades. Para ouvir essas vozes, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu encontros regionais com produtores, sindicatos e federações.
Os debates abordaram temas como crédito rural, apoio à comercialização, mercado de capitais e seguros, com o objetivo de compilar um conjunto de propostas que será encaminhado ao governo federal e ao Congresso Nacional.
Afinal, quais são as demandas de cada região produtora para o Plano Safra?
Região Sul
Nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o foco foi na ampliação e desburocratização dos programas de crédito voltados a pequenos e médios produtores.
Também foi destacada a necessidade de garantir recursos para ferramentas de gestão de riscos, como o seguro rural e o Proagro.
Produtores do Rio Grande do Sul relataram dificuldades após as enchentes de maio do ano passado. Muitos enfrentam baixa produtividade nas lavouras de grãos e inadimplência, por não conseguirem prorrogar dívidas de crédito rural.
Diante desse cenário, o fortalecimento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e do Proagro foi apontado como essencial. Para o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, o seguro rural é uma prioridade para os estados do Sul.