Governo vai comprar alimentos que seriam exportados aos EUA, afirma ministro
Produtos perecíveis como frutas, peixes e carnes serão direcionados à merenda escolar, hospitais e Forças Armadas
|
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que o governo vai adquirir alimentos perecíveis que deixariam de ser exportados para os Estados Unidos após as novas tarifas impostas pelo país.
A medida, segundo ele, busca evitar desperdício e fortalecer programas de segurança alimentar no Brasil.
Em entrevista à Voz do Brasil, Teixeira explicou que os produtos comprados, como frutas, peixes, carnes, mel, açaí e uvas, serão destinados à merenda escolar, hospitais, restaurantes universitários, Forças Armadas e programas de aquisição voltados às populações em situação de insegurança alimentar.
“O governo vai estimular que estados e municípios possam adquirir esses produtos pelos programas públicos da alimentação escolar”, disse. Segundo ele, isso garantirá refeições com produtos de maior qualidade.
Teixeira destacou que carnes podem ser estocadas e redirecionadas, mas alimentos mais perecíveis deverão ser absorvidos nos programas nacionais.
“O governo vai incluir em todos os seus editais de compras públicas a aquisição para que não haja perda de alimentos”, afirmou.