Desaprovação ao Governo Lula sobe 7 pontos e ultrapassa 50% pela primeira vez, aponta pesquisa

Maioria dos eleitores avalia que gestão atual é inferior à de Bolsonaro

|
Desaprovação ao Governo Lula sobe 7 pontos e ultrapassa 50% pela primeira vez, aponta pesquisa
02deAbrilde2025ás10:47

A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vive seu pior momento desde o início do mandato.

Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2), a desaprovação ao governo subiu de 49% em janeiro para 56% agora, enquanto a aprovação caiu de 47% para 41%. É a primeira vez que a reprovação ultrapassa a marca dos 50%.

O levantamento ouviu 2.004 brasileiros entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

A queda de popularidade é atribuída, entre outros fatores, à polêmica envolvendo o Pix, à alta dos preços de alimentos e combustíveis, à dificuldade de articulação com o Congresso Nacional e a falhas na comunicação do governo.

Avaliação da gestão também piora

A avaliação negativa do presidente também avançou: passou de 37% para 41%. Já as opiniões positivas caíram de 31% para 27%. Outros 29% avaliam o governo como regular (eram 28% em janeiro), e 3% não souberam ou não quiseram responder.

Desde o início da série histórica da Quaest, em abril de 2023, este é o pior desempenho do atual governo. Em agosto do ano passado, o Planalto chegou a registrar 42% de avaliação positiva e apenas 24% de negativa.